top of page

Orientação de cursos pós doc e de teses

​

Orientação de estágios  de cursos de pós-doutoramento

 

2018

​

- Orientação do estágio de pesquisa do Prof. Doutor Carlos Roberto de Castro e Silva, Investigador do Departamento de Politicas Públicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - Baixada Santista, realizado (com financiamento da FAPESP) no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, com o título Ética do cuidado e construção de direitos: acolhimento psicossocial em práticas da saúde da família em situações de exclusão social.

Estágio de 4 meses de Abril  a Julho de 2018

 

- Orientação do estágio de investigação da Prof. Doutora   Sara Reyes Vera, do  grupo Repensar la Filosofia, da Faculdade de Humanidades da Universidade de La Laguna, Espanha. O estágio procurou desenvolver o tema A projecção actual da Ética de Espinosa enquanto ética da imanência.

Estágio de 5 meses de Março  a Julho de 2018

 

 Orientação de teses de doutoramento

​

2022

 

-  Orientadora da tese de doutoramento de Joana Marques,  "Aprender e Ensinar com Descartes, na FLUL.

tese defendida via zoom na Universidade de Lisboa, a 24 de Fevereiro de 2022, sendo a candidata aprovada com distinção e louvor.

 

 

2020

​

- Co-orientadora (com a Prof. Bader Sawaia) da tese de Doutoramento de Lívia Maria Camilo dos Santos, "Caminho das Ruas, Caminho das pedras", na PUC, S. Paulo, Brasil. (Provas realizadas a 19/3/2021).

  (com a nota máxima)

​

- Co-orientadora (com a Prof. Cristina Rauter, da Universidade Federal Fluminense), da tese de Carlos  Eduardo Fraga da Silva, "Spinoza e a política dos afectos na drogadicção".

​

2018-2019

​

- Co-orientadora (com o Prof. Kléber Amora, da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil) em regime de co-tutela, de Ericka Belém. A tese tem como título "Da Servidão à liberdade: construção da ética em Benedictus de Spinoza"

 

- Co-orientadora (com a Prof. Bader Sawaia, da Pontifícia Universidade Católica  de S. Paulo (PUC-SP), Brasil,  em regime de co-tutela, de Lívia Maria Camilo Santos. A tese tem como título "Enquanto a moradia não vem. Uma análise da afectividade da população em situação de rua no encontro com três movimentos sociais"

​

 

2014
Co-orientadora   (com a Prof. Bader Sawaia, da Pontifícia Universidade Católica  de S. Paulo (PUC-SP), Brasil,  em regime de co-tutela, .de Fátima Maria Araújo Bertini, no ramo da Psicologia Social.  A tese teve como título Mudanças Urbanas e Afetos: Estudo de  uma cidade planejada. A tese foi defendida na  PUC-SP,  a 14 de Novembro de 2014, sendo membros do júri os Profs. Marilena Chauí, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Bader Sawaia, Eda Tassara, Zulmira Bonfim e Marcos de Paula.

 


2013
- Co-orientadora da tese de doutoramento de Cintia Aparecida de Godoy, doutoranda pelo Programa de Doutoramento Europeu das   Universidades de Salamanda - USAL, Espanha e de Lisboa - ULFL, no ramo de "Estúdios Interdiciplinares de Genero". O A tese teve como título La Crítica del  domínio y de la razón  en Val Plumwood y el feminismo ecológico crítico e a sua  orientadora principal foi a Prof. Josefina Cuesta,  Catedrática de Historia Contemporânea, da  Faculdade de Geografia e História da  Universidade de Salamanca. Foi defendida na Universidade de Salamanca, a 18 de Setembro de 2013 e teve como classificação "Sobresaliente" (cum laude). 

 

2010 a 2015
- Orientadora  da tese de Joana Pereira Marques: Descartes, Professor - Ontem e Hoje. (tese em curso).


- Co-orientadora (com Marcos Sorrentino)  da tese de Alessandra Costa Pinto, Potência de Agir. Educação Ambiental e Política Pública: Uma Análise da Experiência do Colectivo Educador Ambiental de Campinas, da USP, S. Paulo, Brasil.
(tese concluída em Outubro de 2012).


2007 a 2012

- Co-Orientadora (com Carlos João Correia) da tese de Doutoramento de Maria Teresa Nobre Quirino da Fonseca, Estratégias Educativas para um desenvolvimento sustentável a partir da visão ecológica de Vieira da Silva.(A  candidata esgotou o prazo de entrega de tese). 


2001 -  2006
- Orientadora da tese de Doutoramento de José Augusto  Nozes Pires, Dom Deschamps: um neo-espinosista crítico das Luzes?(O candidato esgotou o prazo de entrega de tese)

 


orientação de teses  de mestrado

​

2021

- Co-orientadora (com o Prof. Carlos João Correia) da tese de mestrado de Maria Ressano Garcia

"Ética de Lévinas e Ecologia Integral", na FLUL


2013 
- Relatório/ tese de João Vasco Maia Terra Fagundes "O problema do conhecimento no Programa de Filosofia no Ensino Secundário", na área do Mestrado em Ensino. A tese foi defendida no dia 26 de Outubro de 2013 e aprovada com dezanove  valores.


2012
- Relatório/ tese de André Ramos "A possibilidade do conhecimento no Ensino Secundário", na área do Mestrado em Ensino. A tese foi defendida no dia 13 de Dezembro de 2012 e aprovada com dezassete valores.


2011
- Orientadora do Relatório/tese da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada  Joana Branco Pereira Marques com o título "A Importância do Estudo do Conhecimento no Ensino Secundário: O Despertar da Curiosidade e o Renascer da Motivação”


- Orientadora do Relatório/tese da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada  Maria Antonieta Paixão Charrua  com o título "A ética como criação de qualidade de vida."


2010

- Orientadora do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Patrícia Ponte Bastos, com o título: " O contributo do Ensino/Aprendizagem da Filosofia para a formação integral do aluno do secundário."


2007-2008
- Orientadora da tese de mestrado de João Brighton, A ética da linguagem em B.  Espinosa.(tese suspensa e adiada)


2005-2008
- Orientadora de uma tese de Mestrado de Lisete  Maria Ferreira Rodrigues, Imanência e Alteridade na Teoria Ética de Espinosa, do Mestrado de História da Filosofia.


2003-2005
- Orientadora de uma tese de Mestrado de Isabel Maria Rodrigues Cruz, do Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Pólo de Portimão, Quadros Éticos da Interpretação da Natureza: do paradigma Antropocêntrico ao Paradigma Ecocêntrico.

 

2001- 2005
- Orientadora de uma tese de Mestrado de Maria Teresa Nobre Quirino da Fonseca, do Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Pólo de Portimão, A cidade na pintura de Vieira da Silva.


2002-2004
- Orientadora de uma tese de Maria de Lurdes Saraiva da Silva Nunes, “A estética do cuidar no feminino”, realizada no âmbito dos  Estudos sobre Mulheres,  na Universidade Aberta. A tese foi defendida na Universidade Aberta  no dia 5 de Julho de 2004, sendo o júri constituído pelas  Professoras Doutoras Maria Manuela Costa Malheiro Dias Aurélio Ferreira da Universidade Aberta, na qualidade de Presidente,  Marta Lima Basto da Escola Superior de Enfermagem Fernanda Resende e Maria Luísa Ribeiro Ferreira da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, como arguentes. 


2001-2004
Coorientadora (com a Professora Doutora Leonor Parreira da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) de uma tese de Mestrado em Bioética de Regina Rosa Cardoso Corado, Sentir o Feto, Pensar a Grávida. Um Teorema Bioético?.A tese  foi defendida na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a 20 de Maio de 2004, sendo o júri constituído pelo Professor Doutor Ribeiro da Silva na qualidade de Presidente e pelos Professores Doutores Luís Mendes Graça, Paulo Moura, Maria Leonor Parreira e Maria Luísa Ribeiro Ferreira na qualidade de vogais.


1999-2003
- Coorientadora (com o Prof. Doutor Pedro Alves, da FLUL) da tese de Mestrado de Massamba wa Mpovelo O Paradigma dos sentidos no pensamento de Descartes. A  tese  foi defendida a 12 de Setembro de 2003 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo o júri constituído pelo Professor Doutor José Adriano Barata Moura, Reitor da Universidade de Lisboa, na qualidade de Presidente e pelos Professores Doutores João Maria André da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Eduardo Chitas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Pedro Alves da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Maria Luísa Ribeiro Ferreira da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na qualidade de vogais e arguentes.
 


Orientação de teses de licenciatura

​

2021

- Co-orientadora (com o Prof. Carlos João Correia) da tese de Margarida Ochôa Nunes, "A Opressão dos Géneros, na FLUL.

​

2018

Orientação  e arguição da tese de David Ruah "Da natureza da interpretação religiosa aos limites da esfera espiritual. O problema do extremismo religioso em Espinosa". A tese foi defendida a 20 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido classificada com 18 valores.


2013
- Orientadora da tese de Ivo Belchior, Espinosa: Totalidade e Unidade na Natureza Naturada. A tese foi defendida no dia 19 de Junho de 2013, sendo classificada com dezasseis valores. 


2012
- Orientadora da tese de Tiago Loureiro, O Homem-Desejo na Ética de Espinosa. Tese concluída, defendida  a 6 de Julho na FLUL e classificada com quinze valores.


- Orientadora da tese de Maria Saraiva, A Importância da Filosofia para Crianças, Tese concluída, defendida  a 6 de Julho na FLUL e classificada com catorze valores.


2009
- Orientadora da tese de Joana Pereira Marques “Crítica à noção de pessoa em Peter Singer. O erro da despromoção do ser humano em prol dos direitos dos dos animais”.Tese defendida  a 30 de Junho na FLUL e classificada com dezoito valores.


- Orientadora da tese de Miguel Queiroz, “Bento Espinosa. A problemática das propriedades como contribuição para um  conceito de indivíduo.” Tese defendida  a 30 de Junho na FLUL e classificada com quinze valores.


- Orientadora da tese de Chloe Matias, “Pensar o humano nos séculos XX e XXI com Sartre e Ferry”, defendida a 15 de Julho de 2009, com a classificação de dezassete valores.


2008
- Orientadora da tese de Maria Pereira de Almeida, Teorias Feministas como Teorias Crítica,  defendida a 9 de Julho de 2008, na FLUL, com a classificação de dezasseis valores.


- Orientadora da tese de Natália Vilarinho, O Género como Construção Social – discriminação e submissão feminina,  defendida a 9 de Julho de 2008, na FLUL, com a classificação de dezasseis valores.


- Orientadora da tese de Sílvia Seabra dos Santos Félix, A Crítica Hegeliana da Negação e da Exterioridade do Pensamento na Substância de Espinosa, defendida a 24 de Julho, na FLUL, com a classificação de dezasseis valores.

 

bottom of page