top of page

Orientação de Teses de Mestrado:

 

2013

- Relatório/ tese de João Vasco Maia Terra Fagundes "O problema do conhecimento no Programa de Filosofia no Ensino Secundário", na área do Mestrado em Ensino. A tese foi defendida no dia 26 de Outubro de 2013 e aprovada com dezanove valores.

 

2012

- Relatório/ tese de André Ramos "A possibilidade do conhecimento no Ensino Secundário", na área do Mestrado em Ensino. A tese foi defendida no dia 13 de Dezembro de 2012 e aprovada com dezassete valores.

 

2011

- Orientadora do Relatório/tese da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Joana Branco Pereira Marques com o título "A Importância do Estudo do Conhecimento no Ensino Secundário: O Despertar da Curiosidade e o Renascer da Motivação.”

 

- Orientadora do Relatório/tese da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Maria Antonieta Paixão Charrua com o título "A ética como criação de qualidade de vida."

 

2010

- Orientadora do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Patrícia Ponte Bastos, com o título: " O contributo do Ensino/Aprendizagem da Filosofia para a formação integral do aluno do secundário."

 

2009

- Orientadora da tese de mestrado de João Brighton, A ética da linguagem em B. Espinosa.

 

- Orientadora da tese de Ilda Costa Sobre Mathew Lipman.

 

- Orientadora da tese de mestrado de Isabel Maio, sobre Hannah Arendt e a educação.

 

2008

- Orientadora da tese de mestrado de João Brighton, A ética da linguagem em B. Espinosa.

 

 

- Orientadora de uma tese de Mestrado de Lisete Maria Ferreira Rodrigues, Verdade e Força na Filosofia de Espinosa, do Mestrado de História da Filosofia.

 

- Orientadora da tese de Mestrado de Isabel Maria Rodrigues Cruz, do Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Pólo de Portimão, Quadros Éticos da Interpretação da Natureza: do paradigma Antropocêntrico ao Paradigma Ecocêntrico.

 

- Orientadora da tese de Mestrado de Maria Teresa Nobre Quirino da Fonseca, do Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Pólo de Portimão, A cidade na pintura de Vieira da Silva.

 

- Orientadora da tese de Maria de Lurdes Saraiva da Silva Nunes, A estética do cuidar no feminino, realizada no âmbito dos Estudos sobre Mulheres, na Universidade Aberta.

 

- Coorientadora (com a Professora Doutora Leonor Parreira da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) de uma tese de Mestrado em Bioética de Regina Rosa Cardoso Corado, Sentir o Feto, Pensar a Grávida. Um Teorema Bioético?

 

- Coorientadora (com o Prof. Doutor Pedro Alves, da FLUL) da tese de Mestrado de Massamba wa Mpovelo, O Paradigma dos sentidos no pensamento de Descartes.

 

de licenciatura

2018

- Orientação  e arguição da tese de David Ruah Da natureza da interpretação religiosa aos limites da esfera espiritual. O problema do extremismo religioso em Espinosa. A tese foi defendida a 20 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido classificada com 18 valores.

 

2013

- Orientadora da tese deIvo Belchior Espinosa: Totalidade e Unidade na Natureza Naturada. 

 

2012

- Orientadora da tese deTiago Loureiro, O Homem-Desejo na Ética de Espinosa.

 

- Orientadora da tese deMaria Saraiva, A Importância da Filosofia para Crianças.

 

2009

- Orientadora da tese de Joana Pereira Marques “Crítica à noção de pessoa em Peter Singer”.

 

- Orientadora da tese de Miguel Queiroz, “O conceito de indivíduo em Espinosa”.

 

- Orientadora da tese de Chloe Matias, “Pensar o humano nos séculos XX e XXI com Sartre e Ferry”.

 

2008

- Orientadora da tese de Maria Pereira de Almeida, Teorias Feministas como Teorias Crítica.

 

- Orientadora da tese de Natália Vilarinho, O Género como Construção Social – discriminação e submissão feminina.

 

- Orientadora da tese de Sílvia Seabra dos Santos Félix, A Crítica Hegeliana da Negação e da Exterioridade do Pensamento na Substância de Espinosa.

 

 

 

 

bottom of page