top of page

Participação em Júris de Doutoramento, Mestrado, de Licenciatura e outros:

Provas de agregação:

2022

Participação (via zoom) - como membro do Júri e apreciadora do currículo - no júri de Agregação em Filosofia da Professora Doutora Paula Isabel do Vale Oliveira e Silva, para obtenção do título académico de agregado no ramo de conhecimento  em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As provas decorreram nessa universidade nos dias 7 e 8 de Abril às 15 horas. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor José Meirinhos tendo como outros participantes os Profs. Luísa Portocarrero, Fernanda Ribeiro, Vera Varjota Rodrigues, Sofia Miguéns, Yara Medeiros, Francisco Castilla Urbano, João Branquinho

Provas para  professor(a) associado(a)

- Participação (via zoom)  como membro do Júri e apreciadora do currículo de duas  candidatas (Paula do Vale Oliveira e Silva  e Maria Celeste Lopes Natário) para dois lugares de  Professor Associado na área disciplinar de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As provas decorreram no dia 13 de Outubro às 15 horas. O júri foi presidido pelo Professor Doutor  José Meirinhos  tendo como outros participantes os Profs. Maria Luísa Portocarrero, Sofia Miguéns, José Brandão Luz, João Constâncio.

 

2018

Participação no júri de Agregação da Doutora Maria Fernanda Bernardo Alves, na Universidade de Coimbra, na sala dos Capelos, nos dias 20 e 21 de Dezembro. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor José Pedro Matos Paiva, tendo como outros participantes  os Profs. Maria do Céu Patrão Neves da Universidade dos Açores, António Pedro Pita e António Manuel Martins, da Universidade de Coimbra,  Manuel E. Vasquez, da Universidade de Valência (Espanha).

Provas de Doutoramento:

2022

 

Participação (via zoom) como membro do Júri (e como orientadora da tese) nas provas de  doutoramento de Joana Branco Pereira Marques Dias André, apresentadas à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e realizadas a 24 de Fevereiro, sendo o júri constituído pelos professores António Moreira Teixeira e Teresa Joaquim, da Universidade Aberta, Fernanda Henriques da Universidade de Évora e Marta Mendonça da Universidade Nova de Lisboa.

 

2021

Participação (via Teams) como membro do Júri (e co-orientadora da tese) nas provas de  doutoramento de Lívia Maria Camilo dos Santos, realizadas a 19 de Março de 2021 na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), Brasil, sendo o júri constituído pelas professoras Baader Sawaia, Maria Lúcia Martinelli, Eugênia Bridget Figueiredo   e Mitsuko Aparecida Makiho Antunes. 

 

 

2019

Participação (via skype) como membro do Júri (e co-orientadora da tese) nas provas de  doutoramento de Érika Belém Lima, O amor como resistência à servidão em Benedictus de Spinoza, realizadas a 3 de Junho de 2019 na Universidade Federal do Ceará, Brasil, sendo o júri constituído pelos professores  Kleber Carneiro Amora (UFC) Odílio Alves Aguiar, Emanuel Angelo da Rocha  Fragoso, João Emiliano Aquino.

 

Participação (via skype) como membro do júri da qualificação para a tese de doutoramento de Lívia Camilo dos Santos, Caminho das ruas caminho das pedras: Presença viva nos corpos femininos, realizada a 2 de Outubro na Pontifícia Universidade Católica, sendo o Júri presidido pela Professora Bader Sawaia.

 

 

2017

Participação como arguente no júri para apreciação do Trabalho Final do Curso de Doutoramento em História da Filosofia - Forma e Expressão. Uma Teoria Estética em G. W. Leibniz -  apresentado por Sofia Isabel Monteiro de Araújo.  A defesa do trabalho decorreu no dia 19 de Setembro, às dezasseis horas e trinta minutos, na Faculdade de Ciências  Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor António Marques e teve como  outros participantes, para além da arguente, os Profs. Marta Mendonça e Adelino Cardoso.

 

2015

- Participação nas provas de Doutoramento da mestre Marília Manuel Rosado Carrilho, A fundamentação filosófica das noções de cuidado e de responsabilidade no pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo. A defesa da tese decorreu no dia 5 de Junho de 2015, às quinze  horas na Sala de Actos da Universidade de Évora. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor Rui Manuel Estanco Junqueira Lopes e constituído pelos professores Maria Antónia Coutinho (1ª arguente) e André Barata Nascimento (2º arguente), sendo orientadoras  as  Prof. Doutoras Fernanda Henriques e Irene Borges-Duarte  e os restantes arguentes os Profs. Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Fernando Belo e Teresa Toldy.

 

 

- Participação nas provas de Doutoramento do licenciado Nuno Miguel Pereira Castanheira, Estar em Casa no Mundo. Hannah Arendt, crise do sentido e ser do humano. A defesa da tese decorreu no dia 8 de Maio de 2015, às dez horas e trinta minutos, na Sala de Actos da FLUL. O júri foi constituído pelas professoras Margarida Amaral (1º arguente) e Maria Luísa Ribeiro Ferreira (2ª arguente), sendo orientador o Prof. Doutor António Pedro Mesquita e os restantes arguentes os Profs. Viriato Soromenho Marques, Carlos João Correia e José Manuel Curado.

 

2014

- Participação nas provas de Doutoramento da mestre Fátima Bertini, Mudanças Urbanas e Afetos: estudo de uma cidade planejada. A defesa da tese decorreu no dia 14 de Novembro de 2014, às 14 horas, na PUC, em  S. Paulo, Brasil. O júri foi constituído pelas professoras orientadoras Bader Sawaia e Maria Luísa Ribeiro Ferreira e pelos professores doutores Marilena Chauí, Eda Tassara, Zulmira Bonfim e Marcos de Paula.

 

- Participação nas provas  de Doutoramento do mestre Albertino Gonçalves, A soteriologia cristã face ao desafio da experiência - um estudo sobre a teologia de Schillebeeckx. A defesa da tese decorreu no dia 5 de Novembro de 2014, às 15 horas, na Faculdade de Teologia da Universidade do Porto.    O júri foi presidido pelo Professor Doutor Manuel Afonso Vaz,  integrando ainda como arguentes os Professores Doutores Vicente Vide Rodriguez, Arnaldo Cardoso de Pinho, José Jacinto Ferreira Farias, Domingos da Silva Terra e Alexandre Palma. 

 

- Participação como arguente principal no júri de avaliação do Projecto de Investigação para a Tese de Doutoramento de Maria Teresa Alves Tato da Rocha Lima, no âmbito do Curso de Doutoramento em Filosofia (Antropologia Filosófica) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa,   realizado sob a orientação científica da Prof. Doutora Marta Mendonça. A tese tem como título A Natureza e o Eu no pensamento de David Hume. Os restantes membros do júri foram os Professores Doutores António Jorge de Castro Caeiro (presidente) e Marta Mendonça, ambos da FCSH. A prova foi realizada a 6 de Setembro na sala 007, piso 0, no edifício ID da FCSH.

 

- Apreciação do Currículo (2.06.2014) nas provas  para obtenção do título de agregado requeridas pela Doutora Maria Fernanda da Silva Henriques, no ramo de Filosofia, na Universidade de Évora, nos dias 2 e 3 de Junho. O júri integrou ainda os Professores Doutores José Alberto Simões Gomes Machado (Presidente), José Barata Moura, Lígia Barros Queiroz Amâncio, Manuel José Carmo Ferreira, Maria Irene Ramalho de Sousa Santos e Maria Teresa Lopez de la Vieja.

 

2013

- Participação como arguente no Exame de Qualificação do projecto de tese de Fátima Araújo Bertini, aluna do curso de Doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, realizado no dia 25 de Novembro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Brasil. Os restantes membros do Júri foram os professores Doutores Bader Sawaia (orientadora, PUC), Maria do Carmo Guedes (PUC-SP), Zulmira Bonfim (UFC) Eda Terezinha Tassara (USP) e Homero Santiago (USP).

 

- Participação como  arguente no júri da tese de doutoramento de Cintia Aparecida de Godoy, doutoranda pelo Programa de Doutoramento Europeu das   Universidades de Salamanda - USAL, Espanha e de Lisboa - ULFL, no ramo de "Estúdios Interdiciplinares de Genero". A tese teve como título La Crítica del  domínio y de la razón  en Val Plumwood y el feminismo ecológico crítico e teve como orientadora principal a Prof. Josefina Cuesta,  Catedrática de Historia Contemporânea, da  Faculdade de Geografia e História da  Universidade de Salamanca e como co-orientadora a Prof. Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Catedrática de Filosofia da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa. O júri foi constituído por Maria Teresa Vicente Mosquete, Professora Titular de Análisis Geográfico Regional da Universidade de Salamanca,  Maria Teresa Lopez de la Vieja, Professora Catedrática de Filosofia da mesma Universidade e Maria Jesús Matilla da  Universidade Autónoma de Madrid. A prova realizou-se na sala de Grados, da Faculdade  de Geografia e História, da Universidade de Salamanca, a 18 de Setembro de 2013.

 

- Participação  enquanto arguente principal na arguição da tese de Sofia de Melo Araújo, no ramo de Estudo Anglo Americanos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A tese teve  como título Ética e Literatura: um estudo de romances de Iris Murdoch (1958-1970). Os restantes membros do júri foram os Professores Doutores Maria de Fátima Martinho Saraiva e Maria de Fátima Basto Vieira, na qualidade respetivamente de orientadora e coorientadora. Integraram ainda o júri os Professores Marijke Boucherie Mendes, da Universidade de Lisboa e Walter Cunha, Carlos Azevedo e Rui Carvalho Homem, da Universidade do Porto, estando o último como  representante do  Reitor. A tese foi defendida a 10 de Abril no Salão Nobre da Universidade do Porto.

 

2012

- Presidência (em substituição do Reitor da Universidade de Lisboa) do júri de  doutoramento da Mestre Ana Rita de Almeida Araújo Francisco Ferreira, no ramo de Filosofia, especialidade de Estética e Filosofia da Arte, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  A tese tinha como título:  Do Escondido. Sto. Agostinho e os limites da estética. Os restantes membros do júri foram os Professores Doutores António Moreira Teixeira, (na qualidade de arguente principal), Maria Manuela Brito Martins, da Universidade  Católica do Porto (na qualidade de segundo arguente), José Maria da Silva Rosa, da Universidade da Beira Interior (na qualidade de arguente) e Maria Leonor Xavier e Carlos João Correia, da Universidade de Lisboa (respetivamente na qualidade de orientadora e coorientador da tese),

A tese foi defendia no dia 18 de Dezembro de 2012, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

- Presidência (em substituição do Reitor da Universidade de Lisboa) do júri de  doutoramento do Mestre Romana Isabel Brázio Valente Pinho,  no ramo de Filosofia, especialidade de Filosofia em Portugal, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  A tese tinha como título: António Sérgio e a ideia de Uno-unificante: Idealismo, Metafísica e Gnosiologia. Os restantes membros do júri foram os Professores Doutores João Paulo Príncipe da Silva, da Universidade de Évora, (na qualidade de arguente principal), Manuel Cândido Medeiros de Melo Pimentel, da Universidade  Católica de Lisboa (na qualidade de segundo arguente), Paulo Esteves Borges da FLUL (na qualidade de orientador da tese), e como restantes arguentes Maria Celeste Lopes Natário Alves dos Santos (da Universidade do Porto) e António Pedro Mesquita da Universidade de Lisboa.

A tese foi defendia no dia 10 de Dezembro de 2012, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

- Presidência (em substituição do Reitor da Universidade de Lisboa) do júri de  doutoramento do Mestre Antonio Cardiello,  no ramo de Filosofia, especialidade de Filosofia em Portugal, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  A tese tinha como título: 'Vivem em nós inúmeros eus': Filosofias em Fernando Pessoa.  Os restantes membros do júri foram os Professores Doutores Onésimo Teotónio de Almeida, Professor do Department of Portuguese and Brazilian Studies da Brown University dos E.U.A., (na qualidade de arguente principal), Jorge Alberto Croce Rivera, da Universidade de Évora, (na qualidade de segundo arguente), Paulo Esteves Borges da FLUL (na qualidade de orientador da tese), e como restantes arguentes Luis Manuel Bernardo, da FSCH da Universidade de Lisboa e Carlos João Nunes Correia da FLUL da Universidade de Lisboa. A tese foi defendia no dia 6 de Dezembro de 2012, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

- Presidência (em substituição do Reitor da Universidade de Lisboa) do júri de  doutoramento da Mestre Ana de Jesus Leitão de Barros Mantero no ramo de Filosofia, especialidade de Estética e Filosofia da Arte, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A tese tinha como título: Um novo olhar sobre o visível: Wassily Kandinsky e Paul Klee. Os restantes membros do júri foram os Professores Doutores António Pedro da Rocha Pita, Professor Catedrático da FLUC (na qualidade de arguente principal), José Manuel Miranda Justo, da FLUL (na qualidade de segundo arguente), Adriana Veríssimo Serrão e  Anabela Mendes da FLUL (na qualidade de orientadoras da tese), e como restantes arguentes António Manuel Nunes dos Santos Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e António Moreira Teixeira professor da Universidade Aberta.

A tese foi defendia no dia 23 de Novembro  de 2012, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

- Participação no júri de  doutoramento de Alessandra Buonavoglia Costa Pinto, na área de  Ciência Ambiental, no IEE da Universidade de S. Paulo (USP). A tese tinha como título   Potência de Agir e Educação Ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do coletivo educador ambiental de Campinas (COEDUCA) - SP/Brasil. O júri  foi presidido pelo Dr. Marcos Sorrentino tendo como outros membros o Profs. da USP Doutores Homero Santiago, Pedro Roberto Jacobi e Eda Tassara,  bem como
Viriato Soromenho Marques da FLUL.

A tese foi defendia no dia 30 de Outubro  no Auditório de Estudos Avançados da USP, em S. Paulo.

 

- Participação no júri que apreciou a tese  de  doutoramento (Research Higher Degree thesis) de Juliana Merçon, da  School of History, Philosophy, Religion and Classics da Universidade de Queensland, Austrália. A tese tinha como título   “Spinoza's relational ontology and ethics of desire ” . O júri  incluiu como outros membros as Professoras Doutoras Aurelia Armstrong (Principal Advisor) e   Deborah Brown (Associate Advisor). A apreciação foi feita mediante um relatório escrito enviado à Universidade de Queensland.      

 

2011

- Participação no júri das provas de doutoramento da mestre Margarida Gomes
Amaral  que defendeu a sua tese Alienação, Deserto e Naufrágio: três metáforas para uma compreensão da geometria do tempo  em Hannah Arendt a 10 de Janeiro de  2011, às 15 horas, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O Júri foi constituído pelos Professores Doutores Alexandre Franco de Sá, da Universidade de Coimbra, Maria Filomena Molder, da Universidade Nova de Lisboa, Leonel Ribeiro dos Santos, José Viriato Soromenho Marques, Pedro Calafate, Cristina Beckert e Maria Luísa Ribeiro Ferreira da Universidade de Lisboa.

 

2010

- Participação no Exame de qualificação de doutoramento do Curso de Formação Avançada doutoramento do Curso de Formação Avançada 2009-10 da doutoranda Olga Maria Ordaz Ferreira: Vidas vividas, vidas contadas: entre a memória e a narrativa dos enfermeiros sobre as décadas de 60 a 80, integrando um júri presidido pela Professora Maria Antónia Rebelo Botelho, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa  e tendo como outro vogal Paulo Queirós, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Apresentação feita na Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 16 de Novembro, às 15 horas.

 

- Participação no Exame de qualificação de doutoramento do Curso de Formação Avançada 2009-10 da doutoranda Ana Paula de Melo Figueiredo Rocha: Envelhecer com Sucesso - A experiência vivida da pessoa idosa, integrando um júri presidido pela Professora Maria Antónia Rebelo Botelho, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa  e integrando como outro vogal o Professor Paulo Queirós, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Apresentação feita na Reitoria da Universidade de Lisboa, no dia 16 de Novembro, às 16 horas.

 

2009

- Participação no júri das provas de doutoramento do licenciado André Filipe dos Santos de Campos que defendeu a sua tese Jus sive potentia. Individuação  jurídico-política na filosofia de Spinoza, a 20 de Abril de 2009, na Reitoria da Universidade de Lisboa. O Júri foi constituído pelos Professores Doutores Luciano Rubio Espinosa, da Universidade de Salamanca, Espanha, por João Maria Ascenso André da Universidade de Coimbra, Diogo Pires Aurélio, da Universidade Nova de Lisboa, José Adriano Rodrigues Barata-Moura, Leonel Ribeiro dos Santos, José Viriato Soromenho Marques e Maria Luísa Ribeiro Ferreira da Universidade de Lisboa.

 

 2007

- Participação no Júri das provas de doutoramento em Filosofia de Porfírio Simões de Carvalho e Silva que no dia 12 de Outubro de 2007 defendeu a sua tese  Robótica Institucionalista. As Ciências do Artificial como Ciências do Humano. A prova decorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor José Ramos,  sendo arguente principal o Prof. Doutor Xavier Bostomante, da Universidade Complutense de Madrid, e co-arguentes os Professores Doutores Pedro Almeida Lima, do Instituto Superior Técnico, José Maria de Castro Caldas, do ISCTE e Luís Manuel Custódio, do IST.  Participaram ainda do júri, os Professores Doutores Isabel Matos Dias Caldeira Cabral e António José Franco Alexandre, da FLUL, sendo a primeira  co-orientadora da tese.

 

- Participação como co-arguente  no Júri das provas de doutoramento de Regina Maria Machado Marques que no dia 23 de Julho de 2007 defendeu a sua tese  Mediatização retórica do aborto ou A sublimidade de Antígona. A prova decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da  Universidade Nova de Lisboa, na especialidade da Teoria da Comunicação. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor Adriano Duarte Rodrigues sendo a outra co-arguente a Prof. Doutora Helena Costa Gomes de Araújo, da Universidade do Porto. Participaram ainda do júri, enquanto co-orientadores da tese, os Professores Doutores Tito Cardoso e Cunha da Universidade da Beira Interior e Maria Lucília Marcos, da Universidade Nova de Lisboa, bem como o Professor Doutor Hermenegildo Lopes, da FLUL..

 

2005

- Participação como co-arguente  no Júri das provas de Doutoramento em Filosofia da Cultura, da Mestre  Ana Cristina Ferreira de Almeida Rodrigues Alves, defendendo esta a tese   Representação do Feminino na Cultura Chinesa. A mulher nos discursos filosófico, religioso e socio-político,   a 14 de Janeiro  de 2005, na Reitoria da  Universidade de Lisboa. O Júri foi presidido pelo    Prof. Doutor Marques de Almeida, (Vice-Reitor); Os restantes membros do Júri, que também intervieram na arguição foram os   Profs. Doutores Carlos João Correia (orientador, Faculdade de Letras da UL); Joaquim Cerqueira Gonçalves  (Faculdade de Letras da UL); Paulo Borges (Faculdade de Letras da UL); Maria Johanna Schouten (Universidade da Beira Interior) e Rui Loureiro (Universidade Lusófona).

 

2003

- Participação como vogal no Júri das provas de Doutoramento em Filosofia do Mestre Adelino Cardoso, defendendo este a tese  O Trabalho da Mediação no Pensamento Leibniziano, a 25 de Junho de 2003, na Reitoria da  Universidade de Lisboa. O Júri foi presidido pelo Prof. Doutor Marques de Almeida, (Vice-Reitor); os restantes membros do Júri foram os Prof. Doutores  António Marques (Universidade Nova de Lisboa); Marta Mendonça (Universidade Nova de Lisboa);  Leonel Ribeiro dos Santos (Faculdade de Letras da UL); Manuel José do Carmo Ferreira (orientador e arguente) (Faculdade de Letras da UL); Fernando Gil (arguente) (Universidade Nova de Lisboa).

 

Mestrado

2021

- Participação como primeira arguente  nas provas de Mestrado de Rafael Teruel Coelho "Descartes através de Elisabeth: uma investigação acerca do sistema cartesiano à luz das cartas sobre a união substancial". A defesa da tese decorreu no dia 14 de Junho, às 14 horas (de S. Paulo, 18 horas de Lisboa), na Universidade de S. Paulo (USP). O júri foi presidido pela Prof. Doutora Tessa Lacerda, orientadora da tese, tendo como outros arguentes e Prof. Marilena Chauí, da USP. O candidato foi aprovado com uma nota elogiosa por parte do Júri.

2019

- Participação como membro do Júri para atribuição de equivalência de Mestrado à Mémoire de théologie - Théologie de la Liberté Religieuse au Temps du Salafisme, realizada sob a direcção de Marc Rastoin, no Centre de Sèvres, em 2018. O Júri português, reunido na Universidade Católica  de Lisboa a 11 de Fevereiro de 2019 foi presidido pelo Prof. Doutor Borges de Pinho  (Universidade Católica de Lisboa) e constituído pelos Professores Doutores  Alexandre Palma (Universidade Católica de Lisboa) e Maria Luísa Ribeiro Ferreira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). A equivalência foi aprovada tendo sido atribuída ao candidato a nota de dezassete valores.

2014

- Participação como arguente principal nas provas de Mestrado de Gabriela Berutto Altaf, "As Belas que me perdoem: marcas do feio na contemporaneidade". A defesa da tese decorreu no dia 19 de Novembro de 2014, às 11 horas, na Sala de Exposições da Universidade Católica Portuguesa. O júri foi presidido pela Prof. Doutora Isabel Capeloa Gil, tendo como terceiro membro a Prof. Doutora Carla Susana Ganito Afonso, da Universidade Católica Portuguesa. A tese foi aprovada com dezoito valores.

 

- Participação como arguente as provas de Mestrado de Carmen Maria Nunes Carraça, "Ética da Empresa: uma responsabilidade social." A defesa da tese decorreu no dia 11 de Novembro de 2014, às 10 horas, na Sala 5.2. da FLUL. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor António Pedro Mesquita, tendo como terceiro membro a Prof. Doutora Magda Carvalho, da Universidade dos Açores. A tese foi aprovada com dezassete valores.

 

- Participação como arguente nas provas de Mestrado de Ana Raquel Nunes, "A Educação Estética de Schiller na Contemporaneidade: O uso da arte para uma educação moral, na área de Estética." A defesa da tese decorreu no dia 4 de Fevereiro de 2014, às 11.30, na Sala 5.2. da FLUL. O júri foi presidido pela Prof. Doutora Adriana Veríssimo Serrão, tendo como terceiro membro o Dr. Samuel Rana. A tese foi aprovada com dezasseis valores.

 

 

2013

- Participação como arguente nas provas de Mestrado de João Vasco Maia Terra Fagundes "O problema do conhecimento no Programa de Filosofia no Ensino Secundário", na área do Mestrado em Ensino, da Universidade de Lisboa. A defesa da tese decorreu no dia 26 de Setembro de 2013, no Sala Matos Romão da FLUL. O júri foi presidido pelo Prof. Doutor António Pedro Mesquita, da FLUL, tendo como terceiro membro a Dra. Teresa Ximenez, Professora Cooperante da Escola Secundária de Azevedo Neves, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A tese foi defendida no dia 26 de Outubro de 2013 e aprovada com dezanove valores.

 

- Participação como arguente principal nas provas de Mestrado de Paula Cristina Aniceto Casimiro de Sá Pedroso, O Papel disruptivo da abundância informativa no espaço escolar - para uma Ética da aprendizagem, do Mestrado em Supervisão Pedagógica, da Universidade Aberta. A defesa da tese decorreu no dia 9 de Julho de 2013, no Salão Nobre da Universidade Aberta. O júri foi presidido pela Prof. Doutora Isolina Rosa Pereira de Oliveira tendo como terceiro membro o Prof. Doutor António Teixeira (orientador da tese), ambos da Universidade Aberta.

 

2012

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário do licenciado André Filipe Conceição Ramos, na qualidade de arguente. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor António Pedro Mesquita, Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto orientador do Relatório e arguente principal e a Drª Helena Lebre, Professora Cooperante da Escola Secundária de Eça de Queiroz, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia treze de Dezembro de dois mil e doze, às onze horas, numa sala do Departamento de Filosofia. O Relatório intitulado "A possibilidade do conhecimento no Ensino Secundário" foi classificado com 17 (dezassete) valores.

 

- Participação (como arguente principal) nas provas de Mestrado de Leonardo Lima Ribeiro, Spinoza e a Ética: da intuição às paragens da liberdade superior, do curso de Mestrado Académico em Filosofia. A defesa da tese decorreu no dia 21 de Março de 2012, na sala 31 do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Fortaleza. O júri foi presidido pelo professor Dr. Emanuel da Rocha Fragoso (orientador) e tendo como outro elemento a Prof. Dra Marly Carvalho Soares, ambos da UECE.

 

2011

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário do licenciado Pedro Nuno Pereira da Silva, na qualidade de Presidente do Júri e de arguente principal. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Carlos João Correia, Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto orientador do Relatório e a Drª Helena Lebre, Professora Cooperante da Escola Secundária de Eça de Queiroz, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia quinze de Dezembro de dois mil e onze, às quinze horas, numa sala do Departamento de Filosofia. O Relatório intitulado "Reflectir e debater: a importância dos valores e da cultura para o processo da aprendizagem " foi classificado com 18 (dezoito) valores.

 

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Maria Antonieta Paixão Charrua, na qualidade de Presidente do Júri e de orientadora da tese. O júri integrou ainda mais dois docentes: a Prof. Doutora Cristina Beckert Assunção, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto arguente principal e a Drª Maria José Varandas, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia doze de Dezembro de dois mil e onze, às quinze horas, numa sala do Departamento de Filosofia. O Relatório intitulado "A ética como criação de qualidade de vida " foi classificado com 14 (catorze) valores.

 

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Joana Branco Pereira, na qualidade de orientadora do relatório. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto Presidente do Júri e arguente principal e a Drª Tereza Ximenez Professora Cooperante do Agrupamento de Escolas de Azevedo Neves, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia vinte de Outubro, às dez horas, na sala 5.2. O Relatório intitulado "A Importância do Estudo do Conhecimento no Ensino Secundário: O Despertar da Curiosidade e o Renascer da Motivação”, foi classificado com 17 (dezassete) valores.

 

- Participação como co-arguente nas provas de Mestrado de Maria Teresa Alves Tato da Rocha Lima (Mestrado em Filosofia, na área de especialização de Filosofia Moderna) com a tese A O eu e os seus limites. Uma análise da complexidade do eu em Leibniz. A defesa da tese decorreu no dia 9 de Junho de 2011, às 15 horas, no Anfiteatro II da Universidade Nova de Lisboa. O júri integrou ainda os professores Jorge Ferro, da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de arguente principal e Marta Mendonça na qualidade de presidente do júri e de orientadora da tese.

 

2010

- Participação como arguente na tese de Mestrado de Margarida Abenta Roque (Mestrado em Filosofia, na área de especialização Filosofia da Natureza e do Ambiente) A última escolha: Repensar a morte em vida. A defesa da tese decorreu no dia 13 de Dezembro de 2010, às 14.30, na sala 5.2 da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. O júri integrou ainda os professores Lucília Marcos, da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de arguente principal; Viriato Soromenho Marques (FLUL), na qualidade de presidente do júri; Cristina Beckert (FLUL), na qualidade de orientadora da tese. A classificação final foi de dezassete valores.

 

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário do licenciado Emanuel Reginaldo Miragaia Guerra. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto orientador do Relatório e a Doutora Ana Godinho, Professora Cooperante da Escola Secundária Pedro Alexandrino, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia nove de Dezembro de dois mil e dez, às dez horas, na sala Matos Romão da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa . O Relatório intitulado "Sobre a Possibilidade do Ensino da Filosofia no Ensino Secundário" foi classificado por unanimidade com 14 (catorze) valores.

 

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Maria de Faro Pereira de Almeida O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto Presidente do júri e a Dr. Helena Lebre, Professora Cooperante da Escola Secundária e Eça de Queiroz, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia dois de Dezembro de dois mil e dez, às dez horas, na sala Matos Romão da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa . O Relatório intitulado "Acção Humana e Valores - uma abordagem filosófico-didáctica" foi classificado por unanimidade com 18 (catorze) valores.

 

- Participação (enquanto orientadora) nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Patrícia Ponte Bastos. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Doutor António Joaquim Rocha Martins, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia vinte e dois de Novembro de dois mil e dez, às dez horas, na sala Matos Romão da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa . O Relatório intitulado " O contributo do Ensino/Aprendizagem da Filosofia para a formação integral do aluno do secundário" foi classificado por unanimidade com 19 (dezanove) valores.

 

- Participação nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Ana Cristina Ramos Gomes. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto orientador do Relatório e a Dra. Teresa Ximenez, Professora Cooperante do agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, na Brandoa, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia onze de Novembro de dois mil e dez, às catorze horas, na sala 5.2 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa . O Relatório intitulado Educar para os Valores foi classificado por unanimidade com 16 (dezasseis) valores.

 

- Participação como presidente de Júri nas provas de defesa do Relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da licenciada Joana Pascoal Reino Martins Gameiro. O júri integrou ainda mais dois docentes: o Prof. Doutor Leonel Ribeiro dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, enquanto orientador do Relatório e a Dra. Helena Lebre, Professora Cooperante da Escola Secundária Eça de Queiroz, na qualidade de especialista de mérito reconhecido. A defesa teve lugar no dia quatro de Novembro de dois mil e dez, às catorze horas, na sala Pedro Hispano (Departamento de Filosofia). O Relatório intitulado O Doce Toque da Moralidade: o Despertar da Consciência Moral foi classificado por unanimidade com 18 (dezoito) valores.

 

- Participação como presidente de Júri da tese de Mestrado de Nilza Maria Gomes (Mestrado em Filosofia, na área de especialização Filosofia da Natureza e do Ambiente) A noção de comunicação no conceito de pessoa de Emanuel Mounier. A defesa da tese decorreu no dia 19 de Janeiro de 2010, na sala 5.2 da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. O júri integrou ainda os professores Paulo Borges (FLUL) , orientador da tese e José Rosas (UBI) como arguente . A classificação final foi de Bom com distinção.

Participação noutros júris:

 

- Participação no júri de apreciação final da bolsa de Integração na Investigação (B.I.I.) atribuída pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e a Fundação de Ciência e Tecnologia (F.C.T.) a Selma Marina dos Santos Pinto Totta. O júri foi constituído pelos Professores Catedráticos da FLUL Leonel Ribeiro dos Santos e Pedro Calafate.

- Participação no Júri da FCT que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento, em Junho de 2010.

 

2009

- Participação como arguente principal da tese de Mestrado de António José Narciso (Mestrado em Ética) John Locke: a lei da natureza como fundamento moral do contrato social. A defesa da tese decorreu no dia 15 de Junho, no Auditório II da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O júri foi presidido pelo professor Diogo Pires Aurélio e integrou ainda o professor Luís Bernardo, orientador da tese. A classificação final foi de dezassete valores.

 

2008

- Presidente de Júri da tese de Mestrado de Lisete Rodrigues (Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente) Imanência e Alteridade na Teoria Ética de Espinosa. A defesa da tese decorreu no dia 10 de Abril, na sala D. Pedro V da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O júri integrou ainda como arguente principal João Maria André, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e como arguente Cristina Beckert, Professora Associada da Universidade de Lisboa. A classificação final foi de Muito Bom.

 

2007

- Participação como presidente do Júri das provas de mestrado de Maria da Graça Tendeiro que no dia 12 de Julho de 2007 defendeu a sua tese sobre Que Pessoa na Era da Ciberligação? Uma interpretação sfeziana. A prova decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e teve como arguente principal a Professora Doutora Maria Lucília Marcos, da Universidade Nova de Lisboa e como arguentes secundárias as Profs. Cristina Beckert (orientadora da tese) e Maria Luísa Ribeiro Ferreira.

 

2006

- Participação como arguente no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Filosofia de Isabel Pinheiro Arruda, com a tese Conhecimento e Beatitude em Benedictus de Spinoza. A tese foi defendida na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, no dia 20 de Outubro de 2006, sendo o júri constituído pelos professores doutores Emanuel da Rocha Fragoso (orientador) e Maria Luísa Araújo de Oliveira Monteiro Ribeiro Ferreira e J. Emiliano F. Aquino (arguentes). A prova teve a nota máxima (dez).

 

2005

- Participação como presidente e arguente no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente de Maria Teresa Nobre Quirino da Fonseca, do Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Pólo de Portimão, com a tese A cidade na pintura de Vieira da Silva. A tese foi defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 28 de Setembro de 2005.

 

- Participação como presidente e arguente no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente de Isabel Maria Rodrigues Cruz, do Mestrado de Filosofia da Natureza e do Ambiente, Pólo de Portimão, com a tese Quadros Éticos da Interpretação da Natureza: do paradigma Antropocêntrico ao Paradigma Ecocêntrico. A tese foi defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 15 de Julho de 2005.

 

2004

- Participação como vogal no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Estudos sobre Mulheres de Maria de Lourdes Saraiva da Silva Nunes, A estética do cuidar no feminino, realizada no âmbito dos Estudos sobre Mulheres, na Universidade Aberta. A tese foi defendida na Universidade Aberta no dia 5 de Julho de 2004.

 

2003

- Participação como vogal e arguente no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Filosofia de Massamba wa Mpovelo O Paradigma dos sentidos no pensamento de Descartes da qual foi co-orientadora com o Prof. Doutor Pedro dos Santos Alves. A tese foi defendida a 12 de Setembro de 2003.

 

2001

- Participação como vogal no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Filosofia de Helena de Fátima Gonçalves de Castro, defendendo esta a tese Emancipação da Mulher e Regeneração Social no Século XIX segundo Lopes Praça, em 4 de Janeiro de 2001, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

1999

- Participação como vogal no Júri de Dissertação das provas de Mestrado em Filosofia de António M.C.Ferro defendendo este a tese A Metafísica do Artista e o Pessimismo Estético em O Nascimento da Tragédia e noutros textos do jovem Nietzsche, em Fevereiro de 1999.

 

 Licenciatura

2021

Participação como orientadora e como arguente no júri da  tese de Margarida Ochôa Nunes, Porque é que conhecemos tão poucas filósofas? A tese foi defendida por zoom, no dia 18 de Junho, tendo sido classificada com 17 valores. O outro membro do Júri foi o Prof. Carlos João Correia.

 

2018

Participação no júri da  tese de David Ruah Da natureza da interpretação religiosa aos limites da esfera espiritual. O problema do extremismo religioso em Espinosa. A tese foi defendida a 20 de Junho na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido classificada com 18 valores. O outro membro do júri foi o Prof. Pedro Calafate.

 

2013

Ivo Belchior, Espinosa: Totalidade e Unidade na Natureza Naturada. A tese foi defendida no dia 19 de Junho de 2013, sendo classificada com dezasseis valores.

 

2012

Participação no júri da  tese deTiago Loureiro, O Homem-Desejo na Ética de Espinosa. Tese concluída, defendida  a 6 de Julho na FLUL e classificada com quinze valores.

 

Participação no júri da  tese de Maria Saraiva, A Importância da Filosofia para Crianças, Tese concluída, defendida  a 6 de Julho na FLUL e classificada com catorze valores.

 

2009

- Participação no júri da  tese  de Joana Pereira Marques “Crítica à noção de pessoa em Peter Singer. O erro da despromoção do ser humano em prol dos direitos dos dos animais”.Tese defendida  a 30 de Junho na FLUL e classificada com dezoito valores.

 

-  Participação no júri da  tese de Miguel Queiroz, “Bento Espinosa. A problemática das propriedades como contribuição para um  conceito de indivíduo.” Tese defendida  a 30 de Junho na FLUL e classificada com quinze valores.

 

- Participação no júri da  tese de Chloe Matias, “Pensar o humano nos séculos XX e XXI com Sartre e Ferry”, defendida a 15 de Julho de 2009, com a classificação de dezassete valores.

 

2008

- Participação no júri da  tese de Maria Pereira de Almeida, Teorias Feministas como Teorias Crítica,  defendida a 9 de Julho de 2008, na FLUL, com a classificação de dezasseis valores.

 

-  Participação no júri da  tese de Natália Vilarinho, O Género como Construção Social – discriminação e submissão feminina,  defendida a 9 de Julho de 2008, na FLUL, com a classificação de dezasseis valores.

 

-  Participação no júri da  tese de Sílvia Seabra dos Santos Félix, A Crítica Hegeliana da Negação e da Exterioridade do Pensamento na Substância de Espinosa, defendida a 24 de Julho, na FLUL, com a classificação de dezasseis valores.

 

Participação noutro júris:

2019

- Participação como membro do Júri para atribuição de equivalência de Mestrado à Mémoire de théologie - Théologie de la Liberté Religieuse au Temps du Salafisme, realizada sob a direcção de Marc Rastoin, no Centre de Sèvres, em 2018. O Júri português, reunido na Universidade Católica  de Lisboa a 11 de Fevereiro de 2019 foi presidido pelo Prof. Doutor Borges de Pinho  (Universidade Católica de Lisboa) e constituído pelos Professores Doutores  Alexandre Palma (Universidade Católica de Lisboa) e Maria Luísa Ribeiro Ferreira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). A equivalência foi aprovada tendo sido atribuída ao candidato a nota de dezassete valores.

- Participação na Comissão Científica da VIII Edição das Olimpíadas Nacionais de Filosofia, realizadas na Escola Secundária António Damásio , para atribuição dos prémios (ouro, prata, bronze e 4 menções honrosas).

 

2012

- Participação (com o Prof. Doutor Viriato Soromenho Marques) no Júri da FCT que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento e de pós Doutoramento, em Maio de 2012.

 

- Participação no júri de seleção de candidatos para duas Bolsas de Iniciação Científica, no âmbito do projeto O conceito de natureza no pensamento médico filosófico na transição do século XVII ao XVIII, PDTC/FIL-FVC/116843 2010, coordeenado pelo Prof. Doutor Adelino Cardoso, na Universidade Nova de Lisboa.

 

2011

- Participação (com o Prof. Doutor Viriato Soromenho Marques) no Júri da FCT que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento e de pós Doutoramento, em Maio de 2012.

 

2010

- Presidente do júri para a selecção de candidatos para uma Bolsa de Integração na Investigação (B.I.I.) do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e a Fundação de Ciência e Tecnologia (F.C.T), ligada ao projecto PTDC/FIL-FIL/102893/2008 Ensino/Aprendizagem da Filosofia, em Dezembro de 2010. O júri integrou ainda os Professores Leonel Ribeiro dos Santos e Carlos João Correia.

 

- Participação no júri de selecção de candidatos para uma Bolsa de Integração na Investigação (B.I.I.) do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e a Fundação de Ciência e Tecnologia (F.C.T), em Dezembro de 2010. O júri integrou ainda os Professores Irene Borges Duarte, Olivier Feron.

 

- Participação no júri de apreciação final da bolsa de Integração na Investigação (B.I.I.) atribuída pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e a Fundação de Ciência e Tecnologia (F.C.T.) a Selma Marina dos Santos Pinto Totta. O júri foi constituído pelos Professores Catedráticos da FLUL Leonel Ribeiro dos Santos e Pedro Calafate.

 

- Participação no Júri da FCT que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento, em Junho de 2010.

 

2009

- Participação no Júri da FCT que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento, em Junho de 2008.

 

- Participação no Júri da Fundação para a Ciência e Tecnologia que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento, em Junho de 2008.

 

2008.

- Participação no Júri da FCT que apreciou os recursos feitos às candidaturas para Bolsas de Doutoramento, em Junho de 2008.

 

2007

- Participação no Júri que apreciou as provas escritas do Concurso de Ingresso ao CEJ (Centro de Estudos Judiciários) integrando com o Prof. Manuel José do Carmo Ferreira o sector do Júri F , responsável pelos exames de Cultura. As reuniões ocorreram em Lisboa, no Centro de Estudos Judiciários, nos dias 2 e 22 de Maio de 2007.

 

1996

- Participação com os Professores Doutores Pedro Calafate (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Zília Osório de Castro (Universidade Nova de Lisboa) num Júri de reconhecimento de habilitações a nível do Mestrado, requerido pela licenciada Irene Maria Portela Guimarães Neto Ferreira, com o trabalho Quelques Notes sur Garcia de Orta, a 30 de Julho de 1996.

 

 

 

 

 

bottom of page